| Polaris Tecnologia

Para não perder o ônibus: quais apps usar para acompanhar o transporte público em tempo real

Card Image


Google Maps e Moovit são opções que mostram a hora exata que o veículo vai passar e qual o melhor trajeto.

Veja passo a passo como baixar no celular.

Pessoas esperando ônibus no ponto de uma aveniada Rovena Rosa/ Agência Brasil Quem nunca perdeu o ônibus por se embaralhar com horários? Aplicativos de mobilidade urbana mapeiam transportes públicos para te ajudar a saber a hora exata que o veículo vai passar e qual o melhor trajeto.

Uma das formas de uso é programar o itinerário.

O usuário insere seu ponto de partida e destino, como da casa para o trabalho, por exemplo.

O app vai montar a rota, indicando os lugares e horários para locomoção.

É possível saber informações de ônibus, metrô e trem.

Nesta reportagem, você saberá: Quais opções usar? Como funciona? Como baixar no celular? Como usar no dia a dia? 🚌Quais opções usar? Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), o Google Maps e o Moovit são as opções mais populares e podem te ajudar.

O Google Maps é gratuito, mas não está disponível em todas as cidades brasileiras.

A empresa afirma que o serviço de acompanhamento de transporte funciona em cerca de 150 cidades e nas "maiores capitais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Belém e Goiânia.

" Ao ser questionado sobre as áreas específicas onde o serviço está disponível, o Google respondeu ao g1 que "o Google Maps não compartilha números absolutos".

Já o Moovit pode ser usado em todas capitais do país, bem como em outras cidades menores - confira todas aqui.

A plataforma oferece 7 dias gratuitos; após este período, é cobrada uma taxa mensal para não ter propaganda.

Leia também: Estudo contraria ideia de que jovens brasileiros usam mais usa internet O que acontece com nossas contas de rede social quando morremos Meta e Google revelam nova geração de chip de inteligência artificial para empresas 🚉Como funciona? Os aplicativos precisam usar a localização do celular para conseguir oferecer informações e trajetos.

Você pode escolher deixá-la sempre disponível, ou somente durante o uso do app.

Normalmente, quando for usar pela primeira vez a plataforma, o usuário é notificado sobre isso e pode escolher como deseja autorizar.

➡️Planejamento de rotas: os usuários podem inserir seu ponto de partida e destino para obter informações sobre as melhores rotas disponíveis.

Os aplicativos mostram opções de transporte público levando em consideração as condições em tempo real, como condições climáticas e de trânsito.

➡️Horários e itinerários: ambas as opções mostram horários de partida e chegada, além de itinerários detalhados.

As plataformas também mostram o tempo de espera.

➡️Notificações e alertas: os usuários podem receber notificações sobre atrasos, alterações de rota e outras informações importantes.

Isso ajuda a se manter atualizado sobre o status do transporte público.

➡️Funcionalidades adicionais: além do transporte público, os apps também oferecem informações sobre serviços de transporte por aplicativo (como Uber e 99) e compartilhamento de bicicletas.

Prints mostrando o funcionamento dos apps de transportes Reprodução 📲Como baixar no celular? ➡️ Para iOS, nos celulares iPhone: em seu dispositivo, pesquise e abra a App Store, a loja de aplicativos da Apple.

Depois, clique no campo de "pesquisa" e digite o aplicativo que desejar.

Após isso, clique em "obter" para fazer o download.

➡️ Para Android, nos celulares com sistema Google: procure no celular a loja de aplicativos, a Play Store.

Depois, no espaço de "pesquisa", digite o aplicativo de sua preferência.

Em seguida, clique na plataforma e aguarde baixar.

🚎Como usar no dia a dia? Nos dois aplicativos, é possível utilizá-los de forma planejada, como mencionado anteriormente na reportagem.

Também é usual quando o usuário está em um local específico e necessita chegar a um destino, porém não tem conhecimento de como fazê-lo.

➡️O itinerário planejado funciona assim: você faz quase todos os dias o trajeto para o trabalho, por exemplo, e pode deixar programado no app.

Tanto para ir, quanto para voltar.

O aplicativo pode mudar a rota, a depender das condições do trânsito.

➡️Quando não souber como chegar ao destino: por exemplo, você está em um lugar desconhecido e precisa chegar à estação de metrô mais próxima.

Basta digitar o destino desejado e o aplicativo informará os transportes disponíveis.